17/02/14

"Livro" de receitas em 77 palavras

ENTRADAS
Entrada à Alentejanita
A um pão alentejano corta-se o chapéu, retira-se o miolo que se reserva em cubos. Para o rechear: 2 linguiças, 1 cebola, alho em pó e em dente, 1 frasco de maionese médio, queijo mozarella, queijo emmental, 1 embalagem de cada.
Vai o pão e acompanhantes ao forno, 180º – 1h30.  Cobre-se com papel alumínio, destapando nos últimos 20 minutos.
Degusta-se com os cubos torrados.  Uma delícia!
Se o Alentejo não vem até nós, vamos nós ao Alentejo.
Elisabeth Oliveira Janeiro, 69 anos, Lisboa
  
Sopa
Ingredientes: 1,5 l água, cebola, nabo, cenoura, batata, 200 gr de abóbora, uma folha de couve de Natal, aproveita-se o caule.
Colocar todos os ingredientes cortados em cubos numa panela com água e deixar ferver. Depois de tudo bem cozido, tritura-se com a varinha até ficar bem cremoso. Verifica-se a consistência e se estiver grosso acrescenta-se um pouco de água. Tempera-se com sal e azeite e serve-se quentinha para aconchegar o frio do inverno e do coração.
Alda Gonçalves, 46 anos, Porto


Espargos verdes e brancos com tagliatelle e presunto
Retirar a parte dura dos Espargos, cozê-los e cortá-los em tiras. Cortar o presunto em tiras. Numa sertã, derreter manteiga e juntar os Espargos, cebolinho picado e o presunto. Saltear. Juntar um pouco de mascarpone e Vinho da Madeira. Temperar com sal e pimenta a gosto. Entretanto, cozer o tagliatelle al dente. Depois de escorrer e juntar umas gotas de azeite, envolver com o molho. Servir com parmesão ralado.
Ricardo Miranda, 38 anos, Friburgo, Alemanha

Una tortilla de patata para 4 personas. Primero pelamos 5 patatas, las lavamos y cortamos. Después se pochan en una sartén, una vez hechas, se sacan de la sartén y se ponen en un cuenco en el cual se mezclan con el huevo. Echamos 8 huevos, lo removemos todo y lo ponemos de nuevo al fuego. Hay que echarle sal para que tenga sabor y luego cuando esté hecha darle la vuelta con cuidado. ¡Eso es todo!
Marta Deza, 19 años, Zamora

PRATOS
Salada de salmão fumado
Corta-se o salmão fumado em pequenas tiras, lava-se a alface muito bem lavada, separam-se as folhas e cortam-se em pedaços, cortam-se pequenos tomates ao meio (fica com mais sabor), juntam-se bocados de queijo fresco de cabra, pode juntar-se atum de conserva, maçã partida aos gomos e até beterraba. Rega-se tudo muito bem de azeite de qualidade, sal qb, orégãos, tomilho, etc. Mistura-se tudo muito bem, sem comprimir demasiado. Deve-se fazer tudo na hora e está pronto a servir.
Constantino Mendes Alves, 56 anos, Leiria

Lasanha de Leitão
Num tacho refoga-se uma cebola, dois dentes de alho e uma cenoura, e adiciona-se o leitão picado.
Tempera-se com polpa de tomate, ervas aromáticas, pimentão, louro, sal a gosto, uma cerveja e deixa-se apurar sabores.
Num tabuleiro monta-se a lasanha com camada alternadas de massa, preparado, massa, fatias de queijo, fatias de fiambre, até terminar o preparado. Finaliza-se com massa e cobre-se de queijo ralado.
Por fim, leva-se ao forno até o queijo gratinar.
Paula Gomes, 43 anos, Porto de Mós


Ervilhas com natas
Assim que a cebola picada e as 100 g de presunto começam a refogar nas duas colheres de margarina, a cozinha perfuma-se. Junte ½ kg de ervilhas e tempere com pimenta moída, noz-moscada, tomilho e tudo o mais que a sua imaginação ditar, porque no escrever e no cozinhar o prazer está no criar.
Quando apurar, junte 1,5 dl de natas e, caso a galinha tenha colaborado, pode escalfar um ovo.
Depois é saborear, só ou acompanhado.
Quita Miguel, 54 anos, Cascais

Galinha Real
Toma-se uma galinha de avantajado porte, corta-se em pedaços que, depois de higienizados, se colocam numa tigela para aí se cruzarem com os toma-gostos: sal, pimenta, alho, cominhos, louro, vinho branco.
Passada uma hora, leva-se a lume médio, num tacho onde se refogou a cebola em azeite e óleo de amendoim. Junta-se um iogurte natural. Após a cozedura, solta-se-lhe em chuva um punhado de coentros picadinhos.
Real porquê?  Porque, de tão boa, vai à mesa de reis.
Elisabeth Oliveira Janeiro, 69 anos, Lisboa

A Bela Açorda Alentejana
Pão (Alentejano, claro)
Alhos
Poejos ou coentros
Azeite
Ovos
Sal
Junta-se os poejos (ou coentros), os alhos e o sal num almofariz, reduz-se a papa.  Rega-se com um bom azeite e com a água a ferver, onde anteriormente escalfaram-se os ovos.  Seguidamente coloca-se o pão (fatiado) na calda.
Abafa-se a açorda, ou não, pois uns gostam dela mais mole e outros nem por isso.
Os ovos escalfados são servidos no prato, ou sobre as sopas numa terrina.
Isabel Branco, 53 anos, Charneca de Caparica

Receita de focaccia de salmão, queijo e beringela
INGREDIENTES
focaccia
salmão fumado
beringelas
fatias de queijo
azeite
PREPARAÇÃO
Cortem a focaccia ao meio, ponham metade na travessa.
Deitem o salmão fumado na frigideira para desengordurá-lo, depois ponham-no na metade da focaccia.
Coloquem o queijo em cima do salmão.
Descasquem as beringelas, cortem-nas em rodelas, fritem-nas.
Acendam o forno – 220º durante 10 minutos.
Ponham as rodelas da beringela em cima do queijo e coloquem a outra metade da focaccia.
Metam-na no forno durante 5-8 minutos mais.

Beatriz, 33 años, Salamanca

DOCES DE COLHER
Doce das camadas
Precisamos de duas mousses instantâneas de chocolate escuro, dois pacotinhos de natas, bolacha Maria (pouco doce, dois pacotes) e café frio num prato de sopa (ou descafeinado, se houver crianças).
Batem-se as natas com pouco açúcar e um pouco de limão, faz-se a mousse como manda a embalagem (batendo até mudar de cor, para ficar dura ao ser posta no frigorífico), prepara-se o café. Depois é pôr em camadas: mousse, bolachas passadas pelo café, natas, bolachas, etc.
Margarida Fonseca Santos, 53 anos, Lisboa          

Semi-frio de natas.
Muito simples esta receita... e  económica.
Ingredientes necessários: dois pacotes de nata; uma lata de leite condensado; duas folhas de gelatina e bolacha. Leve ao lume, em banho-maria, a lata de leite condensado, molhe as folhas em água para que possa dissolver melhor no leite condensado. Bate-se as natas até ficarem consistentes, seguidamente, mistura-se o leite condensado  até ficar bem envolvido.
Coloca-se num pirex, cobre-se com bolacha ralada e vai ao frigorífico.
Prazeres Sousa, 50 anos, Lisboa
  
Doce de Morangos
Nove colheres de sopa de açúcar, duas de farinha Maizena, cinco folhas de gelatina, um litro de leite, um quilo de morangos e cinco gemas.
Desfaz-se a farinha num pouco de leite; Junta-se o leite com o açúcar; misturam-se as gemas e leva-se ao lume mexendo continuamente até engrossar.
Retira-se do lume e deita-se a gelatina desfeita. Continua-se mexendo até a gelatina estar bem incorporada.
Deixa-se arrefecer e enchem-se taças cobrindo-se toda a superfície com morangos crus.
Leonor, 2º/3º D, EB Coruche, Professora Carmo Silva


Enquanto demolha quatro folhas de gelatina (em tigela separada, pois então!), bata cinco gemas (de ovos, com certeza!) com cem gramas de açúcar. Noutro recipiente dissolva uma colher (de sopa) de maisena num decilitro de leite. Derrame sobre o preparado anterior. Dê-lhe lume, brando, mexendo até engrossar. Tire-lhe o lume. Junte-lhe, mexendo, a gelatina (espapaçada e espremida). Misture as claras em castelo batidas com cem gramas de açúcar. Polvilhe com canela. Coma com prazer esta delícia conventual.
Maria José Castro, 53 anos, Azeitão

Tarte de requeijão
2 requeijões
350gr de açúcar
50 de manteiga derretida
5 ovos
100gr de farinha
Numa tigela amasse e misture bem o açúcar com o requeijão, à mão; depois de bem amassado junte os ovos, um de cada vez, batendo bem com colher de pau.
A seguir deite a manteiga derretida e por fim a farinha.
Deite na forma e leve a cozer em forno quente durante 25/30 minutos.
Pode-se servir barrado com doce de morango ou framboesa.
Carmo Soares Pires, 53 anos, Oeiras


Pudim de café
A uma chávena e meia (almoçadeira) de açúcar misturam-se dez ovos, evitando fazer espuma. Junta-se a mesma quantidade de leite, com quatro colheres de sopa de café.
Verte-se numa forma ondulada, de alumínio, forrada com generosidade, de caramelo líquido. Polvilha-se a superfície com canela e tampa-se. Ferve trinta minutos (em pouca água) na panela de pressão. Destapa-se a forma do pudim, arrefece. Vai ao frio. Desenforma-se e decora-se com pinhões, amêndoas palitadas, ou outros frutos, a gosto.
Graça Pereira, Setúbal

Desafio RS nº 10 – uma receita em 77 palavras

Enxovalhada da Avó
1 kg de pão em massa
4 chávenas de açúcar
3 chávenas de óleo
4 ovos
raspa de 1 limão grande
1 colher de chá de canela
1 chávena de farinha branca de neve
Batem-se todos os ingredientes muito bem com a mão (é esse o segredo desta receita, que conta aproximadamente 80 anos).  Deita-se em tabuleiro alto untado generosamente de óleo. Polvilha-se de açúcar e canela. Leve ao forno quente. Depois de cozida corte aos cubos.

Carla Silva, 40 anos,  Barbacena, Elvas


Uma torta misteriosa
Ela é assim, surpreendente, gostosa e misteriosa. Feita com 200 g de Farinha de Biscoito de Maisena triturado, misturada a 100g de manteiga sem sal. Forre coma massa à forma removível o fundo e lados e asse 15 minutos em 180 graus.
Massa pronta preencha com o doce de leite previamente cozido (1 lata).
Em cima, 5 bananas prata maduras cortadas em rodelas.
Agora cubra com chantilly e por fim polvilhe generosamente canela. Gelada é deliciosa! Banoffe! 
Roseane Ferreira, Estado do Amapá, Macapá, Extremo Norte do Brasil

Baba de camello
Hemos de disponer de cinco huevos, una lata de leche condensada y unas 10 galletas rústicas. Lo primero será cocer la leche condensada en la misma lata en una olla a presión, después habrá que separar las yemas de las claras y poner estas a punto de nieve. Después abrimos la leche condensada aún caliente y mezclamos con las yemas, también incorporamos las claras montadas. Para finalizar poner en cuencos y añadimos la galleta troceada por encima.
Alejandro Gonzalez Caro, 23 anos, Badajoz

Mousse de limão
Esta sobremesa favorece a digestão e o seu modo de preparação é bem simples.
Ingredientes:

* Suco de quatro limões.
* Duas embalagens Tetra Brik pequenas (200 ml c/u) de natas espessas.
* Uma lata pequena (370 gr.) de leite condensado.
* Quatro iogurtes naturais.
* Três ou quatro colheradas de açúcar.
* Uma ou duas fatias de pão de forma, para que engrosse mais (ingrediente opcional)
Bate-se tudo com a varinha mágica e deixa-se arrefecer no frigorífico durante quatro ou cinco horas.
Marco Antonio Luque Cruz, 39 anos, Salamanca 


Fofos de banana
A cada duas bananas previamente bem pisadas com meio cálice de vinho do Porto,
junta-se duas colheres de açúcar, quatro de farinha com fermento, uma gema e meio decilitro de leite
raspa de laranja ou limão (as bananas devem estar maduras) uma pitada de baunilha
bate-se tudo muito bem e por fim junta-se a clara batida em castelo frita-se colheradas deste preparo, em óleo, não demasiado quente, coloca-se sobre papel absorvente, e polvilha-se com açúcar e canela.
Natalina Marques, 56 anos, Palmela


Para confeccionares batidos de gelado, necessitas somente de um copo de leite e três bolas de gelado, devendo os sabores ser escolhidos pelo cozinheiro ou destinatários.
Após reunidos os ingredientes, trituras tudo num liquidificador até o gelado ficar em bolas.
Se o preparado ficar demasiado líquido, adiciona uma bola do teu sabor preferido; se ficar demasiado espesso, acrescenta um pouco de leite.
Serve esta sobremesa em copos, carinhosamente, às pessoas que mais estimas. Certamente, elas vão adorar.

Susana Sofia Miranda Santos, 38 anos, Porto

BOLOS E BOLACHAS

Bolachinhas
Vá, tire o bundão da cadeira, chegue até a cozinha.
Lave bem as mãos e com elas, às bolachinhas:
3 colheres de açúcar
1 xícara manteiga
1 xícara farinha de trigo
Acrescente:
1 xícara castanha do Pará moída
1 colher grande de essência de amêndoas
Misturar a manteiga com o açúcar, até ficar bem cremoso.  Acrescentar as farinhas, a castanha e a essência.
SÓ isso!
‘Pera lá!  Esqueci um ingrediente importante:
Coloque AMOR, carinho! Dará outro sabor!
Chica, 65 anos Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil 

Bolo Neve com Vinho do Porto e Frutos Secos
Bater firmemente, com um nico de sal, 7 claras em castelos de espuma. Os açúcares entram em cena; 200 gramas mais uma saqueta de baunilhado. Juntam-se às ameias e torre de menagem, 130 gramas de farinha com fermento e 100 gramas de manteiga amolecida fria.
Todos os ingredientes bem aconchegados, vão ao forno a bronzear, 45 minutos – 180º.
Vinho do Porto e frutos secos levados ao lume a engrossar ligeiramente, contrabalançam o frio imaginário do Bolo Neve.
Elisabeth Oliveira Janeiro, 69 anos, Lisboa

Pão-de-ló de Coimbra
Bata sete gemas com 250g açúcar. Bata sete claras em castelo e junte-as ao preparado anterior, envolvendo bem, durante uns minutos. Junte 150g de farinha e envolva tudo novamente.
Forre uma forma com papel vegetal ou barre-a com margarina e polvilhe com farinha. Coloque o preparado anterior e leve a cozer ao forno a 180°C, durante 40 minutos (espete um palito para verificar se está cozido).
Retire do forno e desenforme ainda quente.
Deixe arrefecer e sirva!
Margarida Leite, 45 anos, Cucujães


Bolo de fécula
Primeiro a galinha, depois os ovos que são 9, e o açúcar 9 em colheres de sopa são e mais 9 de fécula, pois então. Com as gemas bem docinhas, peneirando e juntando dentro do caldeirão a fécula rainha. As claras em castelo suavemente se envolvem. A nuvem doce vertida em forma untada e garrida. Vai cozer em lume brando. Quando a festa começar, com gritos e balões no ar, os pequenos pintainhos na fécula vão bicar.
Alda Gonçalves, 46 anos, Porto

Cookies de Chocolate Irresistíveis!
Farinha de trigo: 120g
Cacau: 24g
Fermento: 1cc (colher de chá)
Sal: 1/2cc
Açúcar cristal: 40g
Açúcar mascavado: 60g
Manteiga sem sal: 100g
Chocolate: 100g
Ovos: 1
Misturar os quatro primeiros ingredientes secos. À parte, bater a manteiga com os açúcares. Adicionar o chocolate derretido em banho-maria. Acrescentar o ovo. Juntar a primeira mistura e bater bem. Deixar repousar cerca de 15’ no frigorífico. Formar bolinhas, espalhá-las num tabuleiro e levar ao forno por 13’.
Comê-los todos!
Fernanda Gomes, 45 anos, Lisboa


Bolos de leite da avó Ana
2 ovos inteiros, açúcar – 2 chávenas, azeite e leite – 1 chávena, manteiga – 1 chávena, cálice de aguardente e farinha necessária para ficar massa medianamente consistente, juntando um pouco de bicarbonato e/ou fermento. Batem-se os ovos com o açúcar, juntam-se os outros ingredientes, e no final a farinha. Põe-se a massa num tabuleiro com uma colher de sopa. Passa-se pincel molhado numa clara, bem como areias de açúcar. Vão ao forno até ficarem castanhos de barriga em cima.
Cecília Duarte, anos, Lisboa


Bolo de laranja e amêndoa
Coloque num recipiente 400 gr de açúcar, seis ovos, 40 gr de margarina derretida e bata com varas de arame. Depois de estar esbranquiçado, acrescente o sumo e raspa de uma laranja e 70 gr de miolo de amêndoa
Forre um tabuleiro com papel vegetal. Entorne o conteúdo no tabuleiro e leve ao forno. Quando estiver cozido, retire o tabuleiro do forno, desenforme-o, puxando o papel vegetal e enrolando o bolo. Polvilhe com açúcar.
É uma delícia!
Arménia Madail, 56 anos, Celorico de Basto

Bolo no micro-ondas
Esta receita foi-me ensinada pela minha sogra!
Verte-se um iogurte para uma bacia e usa-se o copo como medida.
Mistura-se ao iogurte 3 copos de farinha, 3 de açúcar, 1,5 de óleo, 1 colher de café de fermento, 6 gemas e mexe-se tudo. Batem-se as claras em castelo e envolvem-se no preparado anterior. Coloca-se numa forma com tampa, própria de micro-ondas, durante 10 min na potência máxima. Retira-se e desenforma-se.
Vêem como é fácil adoçar a vida!
Márcia Gomes, 36 anos, Vila Nova de Famalicão

Receita de bolinhos de coco muito fácil e rápida
Para fazer mais ou menos vinte bolinhos de coco é preciso duzentas e cinquenta gramas de coco ralado, igual quantidade de açúcar e quatro ovos inteiros.
Numa taça, misturo os ovos com o açúcar e em seguida, junto o coco. Não é preciso trabalhar muito a massa.
Enquanto o forno aquece, encho as forminhas de papel (com uma colher de sopa) com a preparação. Coloco no tabuleiro no forno e deixa-se alourar.
Não se querem muito cozidos!
Teresa Gomes Esteves, 52 anos, Bordéus, França

Bolo de Iogurte
Esta é uma daquelas receitas fáceis em que se mistura tudo numa tigela e nem é preciso balança. É necessário um iogurte e é a sua embalagem que vai ser a medida padrão dos outros ingredientes, a saber: duas de açúcar, uma de óleo vegetal, três de farinha com fermento e quatro ovos inteiros. Mexer tudo com uma vara de arames, deitar numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido a 180º. Desenformar ainda morno.
Raquel Sousa, 50 anos, Lisboa

Desafio RS nº 10 – uma receita em 77 palavras




6 comentários:

  1. Margarida estas histórias reunidas em livro de 77 páginas ou de 77 receitas (de papel reciclado) quase ficaria parecido aos livros de receitas das nossas avós!!! :)

    ResponderEliminar
  2. Ena, ena! Receitas exequíveis e em 77 palavras! Adorei. É forçoso publicar!
    Beijinho, Margarida!
    Dália Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, pois, todos «fazíveis». Tenho de começar a experimentar...
      Beijinhos enormes, amiga quetrida

      Eliminar
  3. adorei o novo formato da página, muito bacana!e olha, tem uma receita que escolhi ai! Não é minha, mas é das minhas preferidas!
    grande abraço
    Rose

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh, já experimentei algumas, funcionam! Obrigada, querida amiga. Um beijinho

      Eliminar