PNL 2027

Leitura+ Acessível - Mediação

A convite do PNL 2027, Isabel Peixeiro e Margarida Fonseca Santos, no âmbito do projeto Re-Word-It, partilham um conjunto de estratégias de mediação, com o objetivo de auxiliar doentes, bibliotecários, educadores e famílias a utilizar novas abordagens na aprendizagem da leitura e da escrita, tornando-as mais acessíveis para todos.

A partir de propostas criativas, procura-se estimular a motivação intrínseca, promover a autonomia e ajudar cada indivíduo a aprender melhor.


Veja os vídeos

Partindo de exercícios simples que fomentam uma maior concentração e foco na leitura, apresentamos várias estratégias que permitem agilizar a competência leitora, tornando-a mais eficiente e consciente. Treina-se assim o foco da atenção, o prazer da concentração atenta e a memória, tão necessária ao processo de leitura e escrita.

 

2 - Audição Interior e Memória

Sabendo que a audição interior, uma abordagem vinda da música, é de grande utilidade nos casos de dificuldades na leitura, este vídeo incide sobre as vantagens de criar uma leitura silenciosa mais rica, variada e alimentando o dicionário mental que serve de base a uma leitura fluente. Sendo esta uma estratégia de que os bons leitores não necessitam, a nossa experiência mostra-nos como, nos casos de grande dificuldade na leitura, esta pode ser uma chave para o sucesso.

 

3 - Metacognição

Partindo de estratégias simples, pretende-se dotar os professores de ferramentas que fomentam a autorregulação na aprendizagem, o conhecimento dos mecanismos que cada aluno utiliza para aprender, compreender e reproduzir o que foi aprendido em novas atividades. Assim, pensamos sobre o pensamento, motivando a autonomia e a motivação intrínseca.

 

4 - Casos Graves na Leitura

Neste vídeo, partilhamos materiais usados no combate à leitura e escrita deficientes, trabalhando sons parecidos, palavras com sonoridades muito próximas, frases com estrutura livre ou mais exigente. Através de jogos já experimentados e com resultados evidentes, deixaremos o caminho aberto para que se construam mais materiais do género.

 

Miúdos (e)leitores – liberdade na leitura

Um clube de leitura baseado na escolha, na partilha do gosto (ou não) da leitura de determinado livro, na conversa sobre temas, personagens, géneros e estilos, numa convivência saudável com as leituras de outros. Este é um exemplo de um recurso que surgiu durante a pandemia e que poderá ser replicado com sucesso.

 

Escrever muito bem, escrevendo muito pouco

A revisão de texto, tantas vezes deixada para segundo plano, pode ser trabalhada com sucesso em textos pequenos, permitindo assim apurar a revisão, o cuidado na sintaxe e no vocabulário. Nascem assim textos significantes e, sendo curtos, capazes de criar impacto no leitor, deixando marcas profundas no gosto de escrever no que produz o texto.

 

15 comentários:

  1. PARABENS MERECIDOS,MARGARIDA!BJS muitos Isabel Lopo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isabel - é tão bom ter-te aqui comigo, na amizade e nas histórias! Um grande beijinho para ti

      Eliminar
    2. Reconhecimento merecido! :) Abraco

      Eliminar
  2. Maria José Castro17/09/17, 00:16

    Que bom, Margarida! Parabéns! Tens sido incansável e finalmente começa o reconhecimento de que tens razão. Fico mesmo feliz. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão compensador, tu sabes quanto. Obrigada, minha querida. Um grande beijinho

      Eliminar
  3. Parabéns, querida Margarida!!!
    Mereces tudo!!
    Beijinhos grandes espanhóis!!

    ResponderEliminar
  4. Minha querida,
    isto é mais do que merecido: professores e alunos só têm a ganhar.
    Que bom ter-te encontrado no caminho da criatividade.

    Um beijinho de profunda admiração.

    Paulinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digo o mesmo, Paula - que bom termos entrado no coração e nas palavras uma da outra!
      Um grande beijinho para ti

      Eliminar
  5. Reconhecimento merecido! É para continuar :)

    ResponderEliminar
  6. Parabéns e fico muito feliz coim esse reconhecimento! Merecem! bjs praianos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida amiga. Tem sido um percurso bonito, com muitos amigos e muitas palavras escritas. Um grande beijinho

      Eliminar
  7. Não vou fazer o texto.

    ResponderEliminar