03/08/13

Horário? Zero!

– Eu sou sincero, isto de ver colegas, excelentes professores, com horário zero, consome-me.
Toma! A quem o dizes. Eu tenho quarenta anos e estou nesse barco. Sou efetiva há dezasseis… nesta escola!
– Tu não me digas isso. Eu sou sincero, já não aguento ouvir mais casos destes.
Toma,… acordaste agora? – Joana cuspiu as palavras enraivecida. – Ainda não percebeste que professor não é bicho de conta?
– Até tenho vontade de me reformar… e olha que eu sou sincero!

Maria José Castro, 53 anos, Azeitão

(O “Toma” é usado no Seixal como uma interjeição que exprime admiração ou reforça/intensifica o sentido da frase. Infelizmente, não conheço a origem deste tique de linguagem que os Seixalenses tão bem identificam, com certeza.)


 Desafio nº 48 – diálogo em que uma personagem tem um tique de linguagem

Sem comentários:

Enviar um comentário