26/07/16

Na minha aldeia era assim

Jerolme, meu afilhado, esmifrava-me a pachorra.
Moço galdério. Gostava de judiar.
Mal eu punha ao lume a chocolateira, já me tinha agachado os enxalmos e a rodilha.
Buia o café, pegava no brandeiro, ia chapada abaixo, mas não para a escola.
Ia aos ninhos, às boletas, engalfanhado com os demais.
Num dia de grande buzaranha, subiu ao píncaro dum ecalitro.
Caiu!
Danado, foi ao pial, partiu a infusa, escondeu-me a sogra.
Hoje é um homem de bem.

Jerolme – Jerónimo
judiar – pregar partidas
agachado – escondido
enxalmos – pegas
rodilha – trapo velho para limpar a loiça ou o pó
pial – poial alto onde se colocavam as bilhas da água (infusas)
sogra – espécie de argola feita em tecido utilizada para segurar na cabeça as bilhas da água
Rosélia Palminha, 68 anos, Pinhal Novo

Desafio Escritiva nº 10 - definições criativas

Sem comentários:

Enviar um comentário