09/04/13

Em Toronto...

Meus queridos amigos,
Vou estar em Toronto de 6 a 14 de Abril, por isso não estranhem senão responder muuuuuuuuuito depressa. O programa vai ser cheio - escolas, um curso, um lançamento e três entrevistas.
Mas sempre que conseguir, venho ver tudo!

E como não podia deixar de ser, aqui fica o diário de bordo, em 77 palavras:

Dia 7 de Abril

Cataratas do Niagara no primeiro dia? Foi isso mesmo. Depois de ser esmagada pelo tamanho do país, pelo tamanho em horas do voo, foi o momento de testemunhar um espectáculo natural que parece impossível!
Fomos levados pela Ana Paula Ribeiro, Coordenadora do Ensino do Português no Canadá, Instituto Camões, e pelo marido, Filipe, que nos trataram com imenso carinho! Um dia em cheio.
Ainda passámos em Niagara-on-the-Lake, uma cidade lindíssima.
Um primeiro dia excelente...

Dia 8
Segundo dia. Primeira visita – escola St. Sebastian, para falar com jovens que aprendem português. Uma escola simpática e, espero!, ficou lá a semente dos 7 irmãos.
De seguida, almoço rápido, ligeiro descanso, estas articulações são muito pouco turísticas, passeámos pelas ruas de Toronto a pé e seguimos para a Rádio CIRV-FM, onde fui entrevistada por Bia Menezes. Foi das melhores entrevistas que alguma vez dei. Não quero perdê-la de vista! Pedi a gravação, depois mostro!

Dia 9

Hoje, na escola St. Helen, estive com alunos adolescentes. Conversámos muito sobre os 7 irmãos, as perguntas não paravam de aparecer! Um acontecimento muito bem preparado, com professoras empenhadas em trabalhar o Português. A certa altura, fizemos o oitavo desafio das 77 palavras, foi divertido.
A meio da tarde, arrancou o curso de escrita criativa na Casa do Alentejo. Três horas de trabalho intenso, vários textos, um grupo muito simpático.
Agora, confesso, estou cansada, prontinha para dormir...


Dia 10

Hoje começámos à hora do almoço com a Escola Alexander Muir – uma conversa muito gira, bilingue, e o carinho de todos, foi muito bonito! Sim, a manhã foi “perdida” de certa forma, pois os ossos não estavam bem-dispostos e a chuva mostrou-se disparatada… Depois da escola, passeámos junto ao lago, depois subimos a Greek Town, de novo no metro para baixo e falhámos (por vinte minutos) a Estufa, mas amanhã não escapa! Amanhã prometem zero graus. Será? 

Dia 11


Sabiam que em Toronto cai frozen rain? Pois é, cai! Uma chuva fininha de granizo. Mas também houve neve, foi um dia cheio de surpresas.
Tive mais uma super entrevista, desta vez com Fátima Martins na Rádio Chin, em breve partilho o podcast. 
E sabem que mais? Foi lida uma história em 77 palavras. A  Fátima achou graça e leu a da Violeta Seixas. Eu não fazia ideia – como o desafio tem a palavra Toronto, não resistiu.

Dia 12


Hoje foi um dia em grande!
De manhã, na escola St. Mary of the Angels, estive uma hora e tal à conversa com alunos interessantíssimos e interessados, foi excelente. E escrevemos uma história em 77 palavras, claro.
Depois de passear um bocadinho, chegou o momento de fazer o lançamento do romance “Deixa-me Entrar na Tua Vida”. Foi um lançamento muito especial, pois a conversa fluiu, intensa, e pudemos falar sobre muitas coisas. Vim mesmo feliz para casa!

Dia 13
A chuva parece ter vindo comigo de Portugal. Hoje voltou a acompanhar as deslocações, de braço dado com o vento! Mas aqui os transportes são super-rápidos, nem se sofre nada de especial!
Depois de visitar de manhã a escola First Portuguese, faltava acabar o curso de escrita criativa – mais 4 horas de trabalho. Foi uma tarde que passou a correr, com textos, risos, partilhas. No final, fui apanhada de surpresa com duas prendas de que gostei imenso.

Dia 14
Bom os planos para este dia (que vai ser de sol!) são: visitar a Torre da Televisão, pois amanhã deverá haver visibilidade, dar mais umas voltinhas, almoçar com a Ana Paula (excelente coordenadora), o Filipe e a Mafalda, que nos têm tratado com imenso carinho. A viagem de regresso começa a meio da tarde de cá, com a ida para o aeroporto e os dois aviões. A estadia passou de repente. Foi mesmo fantástico! Obrigada a todos!!!


6 comentários:

  1. Que legal!Aproveita bem! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está difícil... Chegámos aos Açores e agora houve um problema técnico no avião. Espero que não demore muito!
      Um grande beijinho, Chica

      Eliminar
    2. Margarida, esteve nos Açores? Em que ilha? Não me diga que foi em S. Miguel,porque morrerei agora mesmo por não ter sabido! :(

      Eliminar
    3. Estive em escala, durante uma hora, com peripécias de avarias, mas não deu para ver ninguém. O regresso será igual, mas de madrugada! Ah, e espero que sem avarias :)
      Um grande beijinho

      Eliminar
  2. Fantástico diário de bordo... em 77 palavras!
    Traz a entrevista num formato em que possas publicar. Estou em pulgas para ouvir!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou levar de certezinha! Um grande beijinho, amiga querida

      Eliminar