20/10/17

Escritiva nº 25

Estava eu muito entretida a corrigir uns vídeos que os alunos tinham feito, quando percebi que um deles se tinha enganado ao dizer “amar-te” em vez de “a morte”. No contexto, provocava bastante confusão porque enganou-se o tempo todo, mas pensando bem, de um ponto de vista poético, ele criou algo muito bonito.

Ora eu não sei vocês, mas eu dedico-me muitas vezes a mudar as letras de sítio, a acrescentar 1 letra à palavra ou retirar, e a ver o que acontece.
Por exemplo: AMOR, ATOR, TORA, TROA, TROPA, TOPA, TIPA, TRIPA e posso estar assim até não encontrar mais:
RISO, PISO, PESO, PRESO, PRETO, PRATO, PATO, PITO, APITO ou 
RITA, FITA, FRITA, GRITA, GRUTA, GRUA, RUA, TUA, TUNA

O que é que eu vos peço? Peguem num destes exemplos que eu vos dou, ou criem um vosso, e usem as palavras no vosso texto de 77 palavras. Não se esqueçam de indicar a negrito as palavras que escolheram.
Ah, e usem-nas na mesma ordem pela qual as escreveram (do princípio para o final) ou no sentido inverso (do final para o princípio).

Eu usei aquela última sequência, ficou assim:
Rita, como é que perdeste a fita?
 Ai a fita! Se ela descobre estou frita!
 Credo, não exageres, ela grita, é só isso que ela sabe fazer: gritar para toda a gente ouvir.
 Maldita a hora em que entrei naquela gruta...
 Gruta, que gruta? Tu disseste que estavas bloqueada porque havia uma grua que não deixava ninguém atravessar a rua.
 Que ideia a tua! Eu estava era com a tuna a ensaiar a serenata para a Renata!
Paula Cristina Pessanha Isidoro, 36 anos, Salamanca
Escritiva nº 25 - palavras em sequência de mudança


9 comentários:

  1. Tão bom Margarida! Faz-me lembrar a formação de escrita criativa!

    ResponderEliminar
  2. Olá cara Margarida! Que interessante desafio, logo que tenha o meu pronto envio-lhe com muito gosto. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desafio Escrita Criativa nº 25

      Estava D. Ambrósio de Albuquerque a comer uma deliciosa tripa, junto ao cais de S. Roque, na ria de Aveiro, embrenhado naquele ondular de sabores, quando à toa, viu passar uma tipa interessante! (33)
      - Será que ela me topa, pensou ele nos seus botões cerebrais, ou vai naquela elegante tropa, intransigente e à troa?!!! (53)
      Parecia um certo tributo, ou quem sabe uma tora, à nora de um esplendoroso ator, com ânsias por aquele hilariante, intrigante, glamoroso e arrebatador Amor! (77)

      Isabel Marina Silva, 37 anos.
      Pardilhó- Estarreja

      Eliminar
    2. Isabel, por favor envie para o mail 77palavras@gmail.com, ok?
      As histórias nos comentários não são visitadas, eu publico no blogue assim que a enviar. Um grande beijinho, obrigada

      Eliminar
    3. Já está aqui, Isabel http://77palavras.blogspot.pt/2017/11/isabel-marina-silva-escritiva-25.html

      Eliminar
  3. Boa, Paula Isidoro. Margarida é tão bom ler os exemplos que dá... e parece sempre tão fácil! ahahahah, nem sempre é assim, mas vale sempre a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este exemplo é da Paula, ficou o máximo, não ficou?
      Vale a pena, pois vale, mas eu sou suspeita, sou viciada nisto!
      Beijinhos

      Eliminar